Idéias Legais para reciclagem de garrafas pet

 

As idéias para reciclar garrafas Pet  são sempre bem-vindas, reciclando materiais que demorariam muito tempo para se decompor como o plástico, estaremos ajudando o nosso planeta. E além de tudo, podemos fazer coisas legais para nossa casa, sem gastar muito. Vejam 5 ótimas idéias para reciclar garrafas pet, são sugestões criativas para decorar seu espaço.

Porta-jornal e revistas feito com garrafas Pet

 

Castiçal de PET

Porta-lápis feito de garrafa PET

Porta-moedas feito com garrafas PET

 

Aproveite essa última idéia para reciclar as garrafas PET e faça o seu porta-lápis com o passo a passo.

Passo a passo para reciclar suas garrafas PET

Materiais: 3 garrafas pet (verde) de 2l; 2 garrafas de pet (branca) de 2l ;régua; pincel atômico azul; tesoura; barra redonda para perfuração com 2,5 cm de diâmetro e chapa de metal com espessura de 1 cm, de 17 x 17 cm.

Como fazer o porta-lápis

1 – Retire os rótulos de todas as garrafas. Em uma das garrafas verdes, marque, com a régua, 10 cm de comprimento a partir do gargalo. Marque também o fundo, acima da marca da parte inferior. Recorte-os;

2 – No fundo recortado da garrafa, use a técnica One Deck para fazer o acabamento parcial.

3 – Faça o acabamento total do bico e marque-o, com o pincel atômico, dividindo-o em quatro partes. Esquente a barra e faça um furo no centro de cada linha marcada. Se preferir, faça os furos com a tesoura;

4 – Recorte os gargalos das garrafas restantes. Aqueça a chapa e utilize a técnica One Deck para dar acabamento;
5 – Para montar o porta-lápis, primeiro coloque os gargalos no bico pela parte de baixo e os lacres pela parte de cima;
6 – Encaixe o bico no fundo para compor a peça.

 

 

Decorando com Latinhas

 

 

 

Luminária artesanal

 

 

Luminária de lata (decoração)

Surpreenda seus amigos e faça você mesma uma linda decoração de luminárias em lata para sua festa no jardim.

Uma maneira de deixar sua festa mais sofisticada é pintar as latas de leite ou qualquer outra da sua escolha com a cor da festa, fazer desenhos e não simplesmente furos sem sentindo, use sua criatividade e surpreenda seus amigos.

 

Materiais:

  • ·                     Latas (quantas você quiser)
  • ·                     1 Martelo
  • ·                     1 Prego Grande de Aço
  • ·                     1 alicate
  • ·                     Arame

 

Passo a Passo

 

1 - preencha com água o interior das latas e deixe-as no congelador até que água tenha virado gelo. Esse processo é para não amassar as latas quando fizermos os furos, dando um acabamento profissional.

2 - Apoie a lata sobre um pano e comece a perfurar a lata para formar desenhos. Quanto mais furos, mais bonito fica o resultado

3 - Faça dois furos nas laterais superiores da lata para passar a alça de arame

4 - Corte o arame no comprimento desejado e passe-os pelos furos feitos nas laterais da lata

Faça desenhos criativos e pinte uma lata pintada de dourado e outra de prateado, como sua criatividade desejar.

 

 

 

 

 


Jardim Vertical - Cultivando Temperos

 

Jardim Vertical Com Garrafa Pet

 
 
O arquiteto Marcelo Rosenbaum, que comanda o quadro “Lar Doce Lar”, no programa Caldeirão do Huck, embarcou de vez na onda da sustentabilidade. Um de seus projetos incluiu a Horta Vertical feita com garrafas PET.
 
A garrafa PET é uma invenção que deu certo em termos econômicos, mas vem trazendo uma dor de cabeça quando pensamos na enorme degradação do Meio Ambiente causada por ela. Buscar alternativas para sua reutilização tem sido um esforço da sociedade em diversos lugares do Brasil.
 
As garrafas plásticas podem ser reaproveitadas para cultivar vegetais de pequeno porte, temperos e ervas medicinais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais. A idéia é aproveitar pequenos espaços e materiais de baixo custo para montar hortas em casas, apartamentos ou mesmo no local de trabalho. É uma forma popular de se apropriar de técnicas já existentes sustentáveis, viáveis e econômicas.
 
A sugestão é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins. Além disso, se torna também uma solução para os resíduos, que deixam de ser descartados e ganham uma utilidade diferente da original.
 
Para ter uma horta vertical igual à do Rosenbaum são necessários os seguintes materiais:
 
  • garrafas PET de dois litros (vazias e limpas)
  • tesoura
  • corda de varal
  • cordoalha (cabos de arame de aço)
  • barbante ou arame
  • 2 arruelas (somente para quem optar por cordoalhas ou arames)
  • terra e muda de planta.

A primeira tarefa a ser realizada é o corte das garrafas. Todas elas devem ser cortadas da mesma forma, com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta irá crescer. A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de “três dedos”; na parte de cima pode ser contado um palmo até o corte.
 
Dois furos devem ser feitos na garrafa na região próxima às aberturas, superior e inferior. Será por este espaço que o cordão que segura as garrafas irá passar. O ideal é que todas tenham marcações em distâncias equivalentes, para manter a simetria quando forem penduradas na parede. O fundo de todas as garrafas deve ter um furo, que permita a saída do excesso de água na terra.
 

Dois fios, que passam pelas extremidades das garrafas, as mantêm presas. Por isso, as arruelas são utilizadas. Quem optar pelo uso dos arames deve colocar as arruelas logo abaixo das garrafas, para servirem como “calço”, para que elas não escorreguem. O barbante e a corda de varal não precisam disso. Nesses casos, basta dar um nó na altura em que a garrafa deverá ficar.
 
 
Com as garrafas devidamente presas e alinhadas, basta colocar a terra, a semente e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis.